Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (não ultrapassar 2MB);
  • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  • O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista;
  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
  • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • Deve estar no artigo o número do protocolo de aceite do Comitê de ética (CEUA ou CEP) quando pertinente;
  • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

Diretrizes para Autores

Trabalhos inéditos podem ser enviados na forma de artigo completo, comunicação, nota técnica, relato de caso ou artigo de revisão. Serão aceitos artigos submetidos em português ou inglês. Os artigos em inglês devem apresentar um resumo em português e terão preferência no processo editorial para eventual aceite.  

O artigo não pode ser submetido para avaliação simultânea em outro periódico;

O artigo submetido à BJAHE será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico;

Os Editores e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);

DIRETRIZES GERAIS DE REDAÇÃO

  • Artigo completo: relato completo de trabalho experimental original de até 20 páginas (em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento duplo). Deve conter: Título (Português ou Inglês); Resumo (Português e/ou Inglês); Palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos (se for o caso.
  • Comunicação: trabalho conciso mas com descrição completa de uma investigação limitada. Segue as mesmas diretrizes de artigos completos, limitando-se, contudo, à até 10 páginas (em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento duplo).
  • Nota técnica: relato de avaliação ou proposição e método, procedimento ou técnica que apresenta associação com as áreas da revista, de até 20 páginas (em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento duplo).  Deve conter: Título (Português ou Inglês); Resumo (Português ou inglês); Palavras-chave; Abstract; Keywords; Texto (sem subdivisão porém com conteúdos referentes à introdução; metodologia; resultados; discussão e conclusão); Referências e Agradecimentos (se for o caso).
  • Revisão: constitui abordagem do estado da arte ou visão crítica de assuntos de interesse e relevância para a comunidade científica, de até 20 páginas (em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento duplo). Deve conter: Título (Português e/ou  Inglês); Resumo; Palavras-chave; Desenvolvimento do tema proposto (com subdivisões em tópicos ou não); Considerações Finais;  Referências; Agradecimentos (se for o caso).
  • Relato de caso: relato das características de um ou mais casos clínicos, sem intervenção estabelecida de maneira cientificamente sistematizada. Limita-se a até 14 páginas (em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento duplo). Deve conter: Título (Português ou Inglês); Resumo (Português e/ou Inglês); Palavras-chave; Introdução; Relato do Caso; Discussão; Conclusão ou Considerações Finais; Referências e Agradecimentos (se for o caso). Serão aceitos apenas os trabalhos que descrevam, com dados suficientes, informações clínicas relevantes que permitam ao autor diagnosticar, tratar, prevenir ou controlar a condição descrita. 

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO

O texto deve ser digitado em fonte Arial tamanho 10, espaço duplo (exceto Abstract/Resumo, Figuras e Tabelas, que devem ser produzidos em espaçamento simples), paginação contínua, em algarismos arábicos, centralizada no rodapé, e linhas numeradas em ordem crescente (numeração contínua). O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm) com margens: superior (3cm), esquerda (3cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm). 

Textos em inglês deverão conter resumo em português. O arquivo deverá ser enviado utilizando a extensão.doc. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”.

  • Título: Deve ser preciso, sucinto e informativo, com 20 palavras no máximo e baseado nos principais achados apresentados no artigo. Digitá-lo em negrito, fonte Arial tamanho 12 e centralizado.
  • Resumo/Abstract: Deve esclarecer de forma breve os objetivos da pesquisa, métodos e principais resultados e conclusões. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único, fonte Arial 10, e espaço simples, começando por RESUMO (Texto em português) ou ABSTRACT (texto em inglês) e conter ´no máximo 1500 caracteres com espaços. 
  • Palavras-chave/Keywords:  Apresentar até seis (6) palavras-chave/keywords imediatamente após o resumo e o abstract, em ordem alfabética, fonte Arial 9, letras minúsculas, com alinhamento justificado e separadas por vírgulas. Não devem conter ponto-final.
  • Abreviaturas, símbolos, siglas e unidades utilizadas ao longo do texto:
    As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser grafadas entre parênteses e precedidas do seu significado por extenso. Deve-se evitar o uso de abreviações não-consagradas.

As unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [https://www.bipm.org/en/home];

Para unidades compostas, usar o símbolo de cada unidade individualmente, separado por um espaço apenas.

Escrever por extenso os números de zero a nove, a menos que sejam acompanhados de unidade de medida.

TABELAS E FIGURAS

Devem ser incluídas no texto, mencionadas como Tabela ou Figura (por extenso) e numeradas em ordem crescente. Tanto as tabelas quanto as figuras devem ser inseridas o mais próximo possível de sua citação. Os títulos e legendas das figuras e tabelas devem ser curtos e informativos. 

  • Tabelas: Devem ser digitadas segundo menu do Microsoft® Word “Inserir Tabela”, em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). São construídas apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final da tabela. O título da tabela deve ser posicionado acima do seu conteúdo, iniciando com a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto. Descrição das legendas e das informações estatísticas incluídas na tabela devem ser detalhadas em nota, na parte inferior.
  • Figuras: Refere-se a qualquer ilustração constituída ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema etc. Os desenhos, gráficos e similares devem ser feitos com tinta preta, com alta nitidez. As fotografias, no tamanho de 10 × 15 cm, devem ser nítidas e de alto contraste. O título da figura é inserido na parte inferior da ilustração, iniciando com a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e ponto. Figuras não-originais devem conter, abaixo da ilustração, a fonte de onde foram extraídas, que deve ser referenciada. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas e unidades entre parênteses.

ORIENTAÇÃO E EXEMPLO PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

O texto deve ser formatado na norma do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE) – Vancouver - também disponível para acesso no endereço eletrônico: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd ed. Wendling DL, technical editor. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 [updated 2011 Sep 15; cited Year Month Day]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine

Utiliza-se a citação “Autor-ano” descrito nas normas do ICMJE. A citação varia conforme o número de autores

  • Para dois autores o sobrenome de ambos é citado, separado por “e” e o ano, quando no início da citação e os sobrenomes separados por ponto e vírgula quando entre parênteses, no final da citação, seguidos do ano.

Exemplo: Segundo Santos e Marco (2010) ou (Santos; Marco 2010)

  • Para mais de dois autores, deve ser citado o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. e o ano.

Exemplo: Silva et al. (2020) ou  (Silva et al. 2020)

  • Quando se tratar de vários trabalhos do mesmo autor, com a mesma data, usam-se, na citação, letras minúsculas, em ordem alfabética, acompanhando a data, para diferenciar as diversas publicações na lista bibliográfica.

Exemplo: Desta forma Cardoso (1999a)... já Cardoso(1999b)

REFERÊNCIAS

  • No mínimo 70% das referências devem ser de artigos publicados nos últimos dez anos, procurando sempre referenciar os artigos publicados na íntegra em periódicos indexados. 
  • Referências de livros, anais, internet, teses, dissertações, monografias não devem exceder 30% do total.
  • No estilo Vancouver as referências devem ser alinhadas à margem esquerda, em espaço simples entre linhas. Os autores são referenciados pelo sobrenome iniciado com letra maiúscula seguido pelas primeiras letras do nome, sem o uso de ponto.

Exemplo: Iverson C

  • Quando se tratar de até seis autores, referenciam-se os autores, separados por vírgula.

Exemplo:

Hallal AH, Amortegui JD, Murray PR, Rosenthal KS, GS Kobayashi, Pfaller MA.Microbiologia médica. 4a ed. St. Louis: Mosby; 2002.

  • Quando se tratar de mais de seis autores, referenciam-se até os seis primeiros autores seguidos por vírgula e pela expressão latina et al. sem itálico

Exemplo:

Iverson C, Flanagin A, Fontanarosa PB, Glass RM, Glitman P, Lantz JC, et al. American medical association manual of style. 9th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; c1998. 660 p.

De forma geral, para autoria, referenciar o sobrenome do(s) autor(es) por extenso com a primeira letra em caixa alta e iniciais dos prenomes (exceção para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes), sem vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais do nome. As iniciais dos autores não podem conter espaços. O termo “et al.” não deve estar em itálico nem precedido de vírgula.

Quando o documento consultado não possuir autoria, editor ou tradutor, iniciar a referência bibliográfica pelo título.

  • Autor com designações de família, como Jr, Sr, 2nd, 3rd, 4th, coloque as designações familiares de classificação após as iniciais, sem pontuação, e converta numerais romanos em ordinais arábicos.

Exemplos:

Vincent T. DeVita, Jr. torna-se DeVita VT Jr

James G. Jones II torna-se Jones JG 2nd

John A. Adams III torna-se Adams JA 3rd

Henry B. Cooper IV torna-se Cooper HB 4th

  • Livros no todo:

No caso das citações de livros inserir o nome do autor (autores), título da publicação, edição do livro, local de publicação, editora e ano. Só é preciso indicar a edição da segunda em diante, usando uma abreviação em números arábicos e abreviatura, exemplo: 2ª ed. Se a publicação tiver mais de um volume, adicione o número logo após o título do livro. Paginação da parte referenciada (quando couber).

Exemplo:

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. 1014 p.

Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes.[S.I.: s.n.]

  • Parte do livro:

Autor(es) (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título do capítulo referenciado. Acrescentar o termo In: quando a autoria do capítulo distinta da autoria do livro no todo. Autor (es) do livro. Título do livro: (subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local de publicação (cidade): Editora; ano de publicação. Paginação da parte referenciada.

Exemplos:

Wünsch Filho V, Koifman S. Tumores malignos relacionados com o trabalho. In: Mendes R. Patologia do trabalho. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2003. Vol. 2, p. 1002-19.

Bess FH, Humes LE. Fundamentos da audiologia. Domingues MA, translator. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 1998. Capítulo 7, Amplificação e reabilitação para os deficientes auditivos; p. 233-73.

  • Livros em formato eletrônico no todo:

Para livros disponíveis na internet deve-se acrescentar após o título e entre colchetes a palavra “internet”. A informação sobre a data de acesso será apresentada após o ano da obra, seguindo a sequência de ano, mês e dia, acompanhado pelo endereço do site onde está disponível, sem o ponto final.

Exemplo:

Pompéia R. O Ateneu [internet]. 16. ed. São Paulo: Ática; 1996 [acesso em 2021 set 17]. 147p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000297.pdf

  • Teses e Dissertações:

Para citar monografias inserir o nome do autor, seguido do título do material (caso tenha subtítulo também incluir), qual é o [tipo do conteúdo], a cidade de publicação, a instituição e o ano no qual foi publicado. 

Exemplo:

Arvelino ECSS. Produção artística e cultural dos docentes pesquisadores dos departamentos de Artes Visuais, Design, Música e Teatro da UEL [trabalho de conclusão de curso]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação; 2007. 87 p.

  • Artigos de periódicos:

Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com a própria revista, no endereço: 

https://www.nlm.nih.gov/archive/20130415/tsd/serials/lji.html   ou no site: 

http://portal.revistas.bvs.br para revistas latino-americanas.

Inserir Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado, ano e mês de publicação, número e páginas. Quando as páginas do artigo consultado apresentarem números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. (p. 112-116 usar 112-6)

Exemplo:

Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005 Jan;62(1):112-6.

  • Artigo disponível na Internet:

Inserir Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado [suporte]. Data de publicação [data de acesso com a expressão “acesso em” ano mês dia]; volume(número):páginas inicial-final ou [número de páginas aproximado]. Endereço eletrônico com a expressão “Disponível em: ”

Exemplo:

Pavezi N, Flores D, Perez CB. Proposição de um conjunto de metadados para descrição de arquivos fotográficos considerando a Nobrade e a Sepiades. Transinf [Internet]. 2009 [acesso em 2021 set 17]; 21(3):197-205. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/nxnvtNm3qwtxGrJ4HN8Dq3C/?format=pdf&lang=pt

  • Congressos e reuniões:

Autor(es). Título do trabalho. In: Tipo de publicação e título do evento; ano mês dia do evento ; cidade, país de realização do evento. Cidade da publicação: editora ou instituição responsável pela publicação; ano de publicação.

Exemplo:

Alencar  MM, Cruz GM, Tullio RR, Corrêa LA, Sampaio AAM, Barbosa PF. Peso vivo, idade de abate, duração do confinamento e características de carcaça de bovinos jovens provenientes de cruzamentos de raças adaptadas e não-adaptadas. In: Anais da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007 jul 24-27; Jaboticabal, BR. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia; 2007.

  • Artigo de Jornal

Além do autor e nome do artigo, também é necessário colocar o nome do jornal onde ele foi publicado, bem como o ano de publicação, seguido da seção, número da página e coluna, se houver.

Exemplo:

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

  • Base de dados

É muito comum, também, a utilização de informações em base de dados online. Nesse caso inserir o nome da instituição ou entidade dona da base, seguido do nome da base, local da publicação, editor da base, data da criação da base e da consulta, e o endereço eletrônico.

Exemplo:

BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. LILACS: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde [Internet]. São Paulo: BIREME. 2019 [updated 2019 Mar 11; cited 2019 Mar 19]. Available from: http://lilacs.bvsalud.org/

  • Site

Inserir nome do autor ou entidade, seguido do nome do portal, local da publicação, data de acesso e o endereço eletrônico. Se houver seções especificas que você deseja citar, incluir o nome delas logo após o título do site.

Exemplo:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira [Internet]. Brasília: CAPES; c2016 [cited 2019 Mar 20]. Available from: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.xhtml

  • Documentos Legais (leis, decretos e portarias) a Vancouver NÃO PREVÊ diretrizes para documentos legais fora dos Estados Unidos. Recomenda-se utilizar a NBR 6023 da ABNT para esse tipo de referência.

Local (País, Estado ou Cidade). Título (especificação de legislação, no, data).Ementa. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano  mês dia); Seção. Páginas inicial-final.

Exemplos:

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos físicos [para estabelecimentos assistenciais de saúde], Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1994 dez 15; Seção 1. p.19523-49.

Brasil. Lei n.8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. [Internet]. 1990. [citado 2010 nov 11]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

Artigos

Compreendem textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.